Como escolher e contratar um bom canalizador ou picheleiro?

Contratar canalizador
  • O que é um Canalizador ou picheleiro?
  • Que tipo de serviços executa um Canalizador/picheleiro?
  • Como encontrar um bom canalizador/Picheleiro

O que é um Canalizador/picheleiro?

Segundo o dicionário, um canalizador (ou picheleiro como é mais conhecido no Norte) é um indivíduo que se encarrega de trabalhos de instalação e reparação de canalizações de água, gás ou esgotos, caleiras, aparelhos sanitários e aparelhos com eles relacionados. Em algumas zonas de Portugal é também conhecido como Picheleiro. Para facilitar a leitura deste artigo, doravante vamos chamar este profissional de canalizador, nome mais comum em Lisboa e no Centro de Portugal.

Pela definição, podemos assumir que um canalizador é um profissional que instala e repara canalizações, um especialista em todas as matérias relacionadas com canos, tubos e tubagens. Acontece que, se considerarmos o que um canalizador faz, a realidade é bem mais complexa do que parece à primeira vista. Se lhe pedirmos para descrever um canalizador, a imagem que imediatamente lhe vem à cabeça é a de um homem vestido de fato-macaco, esgueirado por baixo do lava-loiça, a tentar reparar aquele cano de água que não deixa de pingar. Na realidade, um canalizador é um profissional especializado, com um conhecimento alargado em técnicas, materiais e ferramentas. Basta pensar que um canalizador tem de saber instalar e reparar canalizações que fornecem água e gás á sua habitação, canalizações essas que estão ligadas diretamente às redes de abastecimento das cidades. O canalizador deve ser também conhecedor das regras de construção, ser capaz de ler esquemas e plantas e ter conhecimento alargado nos tipos de tubos adequados para cada situação ou necessidade. Além disso, deve ser especialista nos variados equipamentos e aparelhos que temos nas nossas casas, porque as canalizações terminam sempre num desses aparelhos, seja ele uma sanita, um lava-loiça, um esquentador, etc.

A responsabilidade é grande quando, por exemplo, se instala uma canalização de água numa habitação, ou se faz uma ligação para abastecimento de gás. Todos sabemos o que acontece se estes tipos de canalizações não forem bem executados? Risco de inundações e até mesmo de explosão de gás. Ser canalizador é uma grande responsabilidade e por isso quando pensa em contratar um canalizador, deve ter a certeza que o canalizador é experiente e certificado.

Que tipo de serviços executa um Canalizador/picheleiro?

Um canalizador faz bem mais do que reparar aquela fuga de água do lava-loiça. Os canalizadores instalam e reparam diferentes tipos de tubos ou canalizações que encontramos nas nossas casas, nas empresas e comércios. Os canalizadores são também chamados para instalar todo o tipo de canalizações na construção de novas habitações e são geralmente os profissionais que garantem que todos os equipamentos e aparelhos das nossas cozinhas e casa de banho ficam devidamente ligados à rede de abastecimento e de esgotos, com qualidade e segurança. Não é incomum um canalizador também perceber de soldadura, de carpintaria ou até construção civil, porque necessita no seu dia-a-dia destes conhecimentos para aceder e instalar tubagens dentro de móveis, paredes e até soldar canos. Após a instalação das canalizações, trata de tudo o que diz respeito aos equipamentos, com banheiras, esquentadores, lava-loiças, sanitas, etc.

Como escolher e contratar um bom canalizador/Picheleiro

A experiência do canalizador é um dos fatores mais importantes na altura de fazer a sua escolha. Deve por isso escolher criteriosamente este profissional. Utilize as dicas abaixo para escolher o melhor canalizador:

1. Aconselhe-se com a família e amigos. Com certeza terá amigos ou familiares que precisaram em alguma altura dos serviços de um canalizador. Nada melhor que lhes perguntar se recomendam um bom profissional. Muitas boas empresas e profissionais de canalização fazem negócio simplesmente pelo seu profissionalismo, qualidade e preço, ganhando assim o reconhecimento dos seus clientes. E como se costuma dizer, a melhor publicidade é a de boca-a-boca.

2. Defina o tipo de trabalho necessário. Antes de contactar uma empresa de instalação ou reparação de canalizações ou um canalizador, tenha a certeza do tipo de trabalho que pretende que o canalizador execute. Ao especificar bem o tipo de trabalho a executar, poderá obter um orçamento mais adequado, e vai permitir ao canalizador visitar o seu local munido das ferramentas e materiais adequados para o serviço em questão.

3. Exija as condições do serviço por escrito. Se não conhece bem o canalizador ou picheleiro, salvaguarde-se pedindo que o canalizador, por escrito, lhe forneça todas as condições por escrito tais como preços, garantias, tipos e marcas de produtos e acessórios, etc. Se por algum motivo não ficar satisfeito ou sentir que foi enganado, poderá sempre recorrer à via judicial para a resolução do conflito. Se a situação chegar a esse extremo, toda a informação por escrito tem validade contratual e facilitará a obtenção de uma justa compensação.

4. Peça sempre uma garantia. Todos os produtos têm uma garantia legal, mas no caso dos serviços, pode ser bem mais complicado responsabilizar o prestador por algo menos bem feito. A pergunta sobre a garantia de produtos e serviços deve ser feita logo no início da negociação, sendo de louvar se o prestador tomar a iniciativa de informar o cliente sobre a garantia do seu trabalho. Para que não haja dúvidas, peça sempre para essa garantia ser por escrito.

5. Tenha cuidado com as burlas. Infelizmente há gente que está preocupada em ganhar dinheiro rápido. Tenha cuidado caso receba algum tipo de contacto não solicitado, ou visitas à sua habitação. Deve evitar qualquer profissional que não garanta um preço para o serviço em questão e principalmente se pedir um adiantamento. Os melhores profissionais também não costumam cobrar por um simples orçamento.

6. Inspecione o trabalho final e os materiais usados. Um bom profissional responsabiliza-se pelo trabalho que executa e esforça-se para que o cliente fique satisfeito. Verifique as peças e acessórios substituídos, e peça para o canalizador lhe mostrar as peças e acessórios velhos ou danificados. Esteja também atento à qualidade e marca dos produtos utilizados, como tintas, tubos, torneiras, vedantes, etc. Aceite apenas pagar pelo serviço quando tudo estiver de acordo com o combinado.

Esperamos que estas dicas o ajude a avaliar melhor o canalizador que necessita para os seus serviços de canalização. Caso necessite de alguma ajuda extra, a SOS Canalizadores está sempre disponível para o ajudar na zona da Grande Lisboa.