Mais de 50% dos proprietários não mudam as fechaduras das casas

Abertura portas Lisboa

Sabia que houve mais de dois assaltos em média por hora em Portugal no ano de 2016? Segundo estatísticas da PSP e GNR, foram efetuados cerca de 50 assaltos diários a residências. Sabia também que grande parte destes assaltos foram feitos sem partir vidros, janelas e sem arrombamento de portas?

Pois sim, grande parte desses assaltos foram feitos com o recurso a chaves originais da fechadura da sua porta. Segundo uma investigação da agência inglesa Ocean finance, mais de 50% de novos proprietários não mudam as fechaduras da sua nova casa.

Quando compra ou até aluga uma nova casa, provavelmente uma das últimas coisas em que pensa, se é que pensa de todo, será na troca das fechaduras atuais por umas novas. Com toda a azáfama das mudanças, dos contratos da luz, da água e outros serviços, da decoração da nova casa, mudar as fechaduras fica para o fim. Pois aí reside o risco, as fechaduras devem ser trocadas de imediato, mesmo antes de iniciar qualquer mudança.

Somos levados a confiar naturalmente nos antigos donos, senhorios e até mesmo nos agentes imobiliários, mesmo sem os conhecermos de perto.

Pense nisto – se não mudar as fechaduras, como sabe se um antigo dono, ou qualquer outra pessoa, não tem em sua posse as chaves da entrada. Se isso acontecer, basta um dia em que ninguém se encontra em casa, para que sossegadamente entrem pela porta da frente e furtem todos os seus preciosos bens. Pior, podem tentar furtar a sua habitação consigo e a sua família lá dentro.

É estranho que um tão grande número de pessoas não toma como precaução básica, a simples troca de fechaduras. Além de trocarem a fechadura, devem considerar a instalação de uma tranca interior e, caso necessário, até trocar a porta da entrada por uma porta de segurança, caso a habitação não disponha já de uma.

Sabia que o seu seguro pode até nem cobrir um eventual furto, se descobrir que não mudou a fechadura antes de mudar para a sua nova habitação? As seguradoras podem considerar isso uma negligência da sua parte, principalmente se a habitação não tiver sinais claros de arrombamento. Caso tenha de acionar a seguradora, tem de demonstrar que tomou os cuidados necessário para evitar o furto. Aconselhamos por isso guardar religiosamente a fatura da compra ou instalação da sua nova fechadura, para prevenir possíveis problemas.

Se pensar bem, o preço de uma instalação de fechadura é uma gota no oceano, comparando com todos os bens que tem na sua habitação, e um preço muito pequeno considerando a sua segurança e da sua família.

Esperamos que considere útil este nosso conselho, e se precisar de ajuda para uma nova instalação ou  abertura de fechaduras em Lisboa, não deixe de nos contactar.