Prevenir inundações - Encontre a válvula de corte água

Imagem Inundação

Sabe onde se encontra a válvula de corte geral de água para a sua habitação? Ainda mais importante, toda a sua família sabe onde está localizada esta tão importante válvula de segurança? Não espere pelo dia da inundação para procurar este mecanismo de segurança, que lhe pode prevenir uma inundação catastrófica em casa.

Perante uma inundação, que lhe enche a casa de litros de água a cada minuto, uma atitude inteligente será ligar imediatamente para o seu canalizador de confiança, mas não deverá ser a primeira ação que deve executar. O que deve fazer de imediato será fechar a válvula de corte de água o mais rapidamente possível - mas não vai conseguir fazer isso se não souber de antemão onde essa válvula de corte de água se encontra. E acredite em nós, a melhor altura para procurar a válvula de corte de água não é durante uma inundação.

Todas as habitações ligadas ao sistema público de abastecimento de água devem obrigatoriamente ter uma válvula de corte de água, que bloqueia o abastecimento de água em todas as canalizações da habitação. Na maioria dos casos, esta válvula encontra-se junto do contador da água. Pode ver um tipo comum de válvula na fotografia abaixo.

Inundação - Imagem válvula corte água geral

Em alguns edifícios, esta válvula pode estar mais escondida e a sua localização não ser tão óbvia. Deve ser sua preocupação sempre que compra ou aluga uma nova habitação, procurar por essa válvula, para no caso de uma inundação inesperada, ser quase instintivo o seu fecho. Fale com o seu senhorio, ou com o seu condomínio, caso tenha dificuldade em encontrar esta válvula, ou peça ajuda ao seu canalizador de confiança.

Esta válvula pode ter vários aspetos, sendo a mais comum a que vemos na fotografia acima. A proximidade do contador da água é sempre uma boa pista para encontrar esta válvula, mas na dúvida, feche a válvula e verifique se continua com água corrente em casa. Se não for o caso, com certeza encontrou a válvula certa.

Estas válvulas normalmente têm uma pega que permite o desligamento manual de forma fácil, mas se no seu caso, o sistema que tiver sido instalado necessitar de uma chave específica para rodar o mecanismo de corte, garanta que o tem num local de fácil acesso, de preferência junto á válvula.

É importante testar o bom funcionamento desta válvula, porque a mesma pode estar à muito tempo sem qualquer tipo de interação, e pode com o acumular dos anos, desenvolver ferrugem ou acumular detritos que impeçam que seja acionada na altura mais importante. De forma regular, acione o corte, para manter o seu bom funcionamento e a sua consciência tranquila, que a mesma funcionará devidamente quando for necessário. No caso de sentir que a válvula está presa ou perra, basta aplicar um pouco de spray lubrificante para que a válvula feche rapidamente, quando cada segundo é importante.

Aconselhamos também a considerar fechar esta válvula quando se ausentar de casa durante períodos prolongados. De nada serve esta válvula se não houver ninguém para a acionar. É sempre também boa ideia explicar a toda a gente em casa o que devem fazer na eventualidade de uma inundação e até falar com o vizinho para lhe pedir para fechar a válvula caso descubra que a sua casa está a inundar. Acredite que se for o vizinho do lado, ele estará muito interessado em ajudá-lo neste tipo de situação – ele não vai querer que uma inundação alheia lhe cause também prejuízo.

Bom, e ficam estas recomendações que esperemos que o ajudem a reagir da melhor forma perante uma inundação, para que consiga assim reduzir o seu impacto. Se necessitar de apoio profissional de um canalizador na zona de Lisboa, temos todo o gosto em o/a ajudar a verificar a sua instalação e canalizações. Estamos sempre ao dispor, à distância de um clique ou telefonema, a qualquer hora do dia e da noite.