Esquentadores - avarias comuns

Reparação Esquentador

Aviso importante! Este artigo é meramente informativo. Não recomendamos a reparação de esquentadores por pessoas não credenciadas. Um esquentador é um aparelho a gás que pode ser perigoso para quem não é especialista neste tipo de equipamentos.

Um esquentador é um equipamento imprescindível em cada habitação. Tendo como função o aquecimento de água, sempre que o mesmo apresenta problemas de funcionamento ou avaria, o transtorno é imenso. Para começar mal o dia, nada como o esquentador avariar em pleno duche. Quem já passou por esta experiência pode atestar que não nada agradável.

Para manter este equipamento em bom funcionamento, é necessário estar atento ao seu funcionamento e tomar algumas precauções para que ele não lhe falte nos piores momentos. Alguns dos problemas dos esquentadores, pelo menos os mais comuns, são fáceis de identificar e alguns deles até podem ser resolvidos sem chamar um técnico ou empresa de reparação, embora seja importante ter em conta que, devido ao risco de segurança deste tipo de equipamento, pode fazer sentido chamar uma empresa especializada em reparação de esquentadores, porque afinal a sua segurança e a da sua família está sempre em primeiro lugar.

É importante perceber que os esquentadores têm proteções que os desligam sempre que algo não está a funcionar corretamente. No caso do seu esquentador desligar frequentemente deve chamar uma empresa de reparação de esquentadores credenciada para verificar o problema.

Uma delas é quando são atingidos valores altos, penso que, de monóxido de carbono.

Ou seja, se por alguma razão os gases não são expelidos para o exterior convenientemente e acumulam-se dentro de casa, é ativada a proteção do esquentador, desligando-o.

Caso a chama piloto esteja apagada ou não acende, isso pode significar uma pressão insuficiente de gás. Verifique por isso a pressão do gás de cidade ou no caso de botija, se a mesma contém gás suficiente. Uma razão para a chama piloto não acender também se pode dever a pilhas fraca, no caso de um esquentador automático. A maioria dos esquentadores têm uma luz que pisca quando as pilhas estão demasiado fracas. De qualquer forma, é sempre boa ideia testar com pilhas novas, o que na maioria das vezes resolve o problema. Verifique também que o sistema de segurança contra gases nocivos não foi acionado. Este sensor desliga o equipamento sempre que deteta a acumulação de gases, por exemplo devido a uma extração deficiente. Neste caso convém arejar o local e deixar arrefecer o sensor. O tubo de extração de gases deve estar bem direito e sem descidas até à chaminé ou exterior da habitação, para uma extração eficiente.

Estas são apenas algumas recomendações, mas como já referimos, sempre que existam problemas com esquentadores, deve chamar uma empresa ou técnico especialista neste tipo de equipamentos. Relembramos que este tipo de equipamentos deve ser manuseados e reparados por empresas certificadas, para garantir o seu funcionamento eficiente e seguro. A SOS Canalizadores dispõe de serviços de reparação de esquentadores em Lisboa. Estamos á distância de um clique ou telefonema, todos os dias da semana.